k1digital-logobranco.png

Avenida Engenheiro Duarte Pacheco,

Empreendimento das Amoreiras, Torre 2, 14º B

1070-102 Lisboa | Portugal

+351 213 860 992

  • White YouTube Icon
  • White Twitter Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon

Parceiros

Machine Learning na vanguarda da Transformação Digital

O mundo também é feito de decisões. Prova disso é que uma simples decisão pode alterar o rumo da história.

 

Numa organização uma decisão pode, no limite, ter impacto na continuidade da mesma. É imprescindível dotar as organizações de ferramentas robustas que permitam prever com precisão e tomar as decisões que conduzem à implementação bem sucedida das suas estratégias de negócio, quando não mesmo ajudar a definir essas estratégias.

Também não é novidade que vivemos num mundo altamente globalizado, com relações de interdependência, por vezes bastante complexas.

 

A emergência do Machine Learning nas organizações prende-se com a extracção destes padrões informativos e do enorme valor que trazem consigo, que de outra forma não seriam passiveis de serem utilizados.

A nossa metodologia

Tomando como ponto de partida a framework CRISP-DM Cross Industry Process for Data Mining, que é unanimemente a metodologia standard usada em projectos de Machine Learnig, a nossa metodologia comporta um conjunto de passos que se reforçam mutuamente e que se inserem num círculo virtuoso, pontuado pela busca incessante do melhor modelo que se adapta aos requisitos do Decisor.

Há muitos modelos e, no meio de tantas opções, a escolha não é trivial. Para nós, K-1-Digital, o critério soberano será sempre a precisão do modelo. Seleccionados os modelos, segue-se um trabalho de otimização intensivo dos mesmos, por forma a atingir performances máximas.

 

Métricas de avaliação também há muitas. Para nós K-1-Digital a performance de um modelo não se limita simplesmente a acertar ou não acertar, por vezes errar em x, não tem o mesmo impacto q errar em y. A avaliação de um modelo deve ser feita mediante as regras do negócio e sempre com vista à melhoria continua do sistema de apoio à decisão.

Forecast de Vendas

A previsão de vendas numa sociedade comercial é essencial para o planeamento de toda a atividade e para a maximização dos resultados da organização.​ As vendas são um fenómeno complexo dependente de fatores espácio-temporais, socioeconómicos, entre outros.

A nossa solução de forecast de vendas baseada em Machine Learning, permite a previsão das vendas semanais com uma precisão de 98%, em 45 semanas por ano, com resultados que ultrapassam claramente as técnicas convencionais de Forecast, dando à sua organização informação fundamental para planear toda a atividade, desde as compras à utilização de recursos, otimização dos stocks, etc, permitindo tirar o máximo partido das vendas.

Credit Scoring

A solidez de uma instituição financeira está fortemente relacionada com a sua capacidade de avaliar os pedidos de crédito que lhe são dirigidos e de implementar políticas de aprovação de crédito robustas. Estas políticas devem contribuir para a maximização da qualidade dos ativos, colocando o dinheiro nas mãos certas, bem como para a diminuição dos casos de default, que em Portugal representam nos últimos anos considerados*, 16.2% do total de créditos**.

 

A nossa solução de previsão de risco de crédito baseada em Machine Learning permite reduzir as taxas de default do crédito ao consumo em mais de um terço, contribuindo, desta forma, para uma diminuição considerável do volume de crédito malparado.

 

*Considerando os últimos trimestres de 2015, 2016 e 2017

**Considerando apenas créditos destinados ao consumo e outros fins (que não habitação)